Desafios de RPA (Sprint 2): Entrega Automática de Cartas Aéreas por E-mail e Geração de Relatório

 


Confira aqui os dados da primeira sprint.

Após a conclusão bem-sucedida da primeira sprint, a equipe Gates deu início à segunda sprint, que ocorreu entre os dias 21/08 e 23/08. Nesta fase, a equipe deu continuidade ao desenvolvimento do bot de automação responsável pelo download das cartas aéreas, avançando para funcionalidades mais complexas e críticas do projeto. 

O principal foco desta sprint foi a implementação do módulo que permite o envio automático das cartas aéreas diretamente para os e-mails dos pilotos. Além disso, a equipe trabalhou na criação de uma funcionalidade para gerar relatórios detalhados em PDF, fornecendo ao administrador uma confirmação precisa de que todas as cartas foram enviadas e recebidas corretamente pelos pilotos. 

Essa etapa foi essencial para assegurar que o sistema não apenas automatize o download das cartas, mas também simplifique a distribuição e o acompanhamento das entregas, garantindo uma gestão eficiente e confiável.


RECAPITULAÇÃO DO PROBLEMA


A empresa LANS Táxi Aéreo necessita fazer o download de cartas aéreas contendo informações sobre procedimentos corretos para pousos em vários aeroportos pelo Brasil, e disponibilizá-las para seus pilotos de forma organizada.

Porém o processo de download dessas cartas é um pouco demorado quando feito manualmente por uma pessoa, dessa forma propomos criar um BOT que faça o download de todas essas cartas de forma automática e as organize em pastas com os nomes dos pilotos para que possam ser enviadas para cada um deles.


PROPOSTA PARA A SPRINT 2

Para a segunda sprint, a equipe direcionou seus esforços para a implementação da segunda fase da automação, que consiste no envio das cartas aéreas diretamente para os e-mails dos pilotos. 

Durante esta etapa, o BoT foi configurado para, após organizar e armazenar as cartas, identificar os pilotos destinatários e enviar as cartas correspondentes para os e-mails previamente cadastrados. 

Além disso, foi desenvolvido um mecanismo de verificação que gera automaticamente um relatório detalhado após o envio, confirmando que as cartas foram entregues corretamente a cada piloto. Esse relatório inclui informações como o nome e o e-mail do piloto e o status de entrega de cada e-mail.


PRODUCT BACKLOG DA SPRINT 2

Segue o backlog detalhado para a segunda sprint, no qual foram identificados e priorizados dois itens críticos que a equipe deve abordar e resolver. 

Nesta fase, a ênfase está na implementação de funcionalidades essenciais que aprimoram significativamente a automação do sistema. Os itens definidos incluem, primeiramente, o desenvolvimento e a configuração do módulo responsável pelo envio automático das cartas aéreas diretamente para os e-mails dos pilotos, garantindo que eles recebam as informações necessárias de forma rápida e eficiente. 

Em segundo lugar, a equipe deve implementar a geração de relatórios detalhados, em formato PDF, que permitirão ao administrador verificar e confirmar o envio bem-sucedido das cartas para cada piloto. Esses itens foram selecionados com o objetivo de complementar e consolidar o trabalho realizado na sprint anterior, avançando o projeto em direção a uma solução totalmente automatizada e confiável.



FLUXOGRAMA DA AUTOMAÇÃO

A equipe desenvolveu um fluxograma detalhado que representa o fluxo de trabalho completo da automação proposta, abrangendo todas as etapas críticas mapeadas durante a primeira sprint, e agora, incorporando os itens da segunda sprint. Este fluxograma serve como uma ferramenta visual abrangente que detalha o sequenciamento lógico e interconectado de todas as tarefas, desde as fases iniciais de configuração e download das cartas aéreas, até as funcionalidades avançadas introduzidas na segunda sprint.

Na primeira parte do fluxograma, foram delineadas as etapas relacionadas à identificação e acesso às fontes de download, seguido pela organização das cartas aéreas em pastas específicas. À medida que o fluxograma avança, ele agora inclui as novas funcionalidades desenvolvidas na segunda sprint: o envio automático das cartas para os e-mails dos pilotos e a geração de relatórios em PDF para que o administrador possa confirmar o recebimento de cada carta. Cada decisão, ponto de verificação e interação do bot está claramente mapeado, proporcionando à equipe uma visão clara e estruturada de como o sistema deve operar de forma coesa e eficiente. 


GRÁFICO DE BURNDOWN DA SPRINT 2

Assim como na primeira, a segunda sprint foi planejada para ser realizada em um total de 8 horas, distribuídas estrategicamente ao longo de três dias: 1 hora em 21/08, 4 horas em 22/08, e 3 horas em 23/08. 

Durante esse período, a equipe dividiu o trabalho em 8 tarefas específicas, cuidadosamente atribuídas para garantir a máxima eficiência. Todas as tarefas foram concluídas dentro dos prazos estabelecidos, o que demonstra a eficácia da organização e a forte colaboração entre os membros da equipe. Essa abordagem estruturada permitiu que a sprint fosse conduzida de forma ordenada e produtiva, alcançando os objetivos propostos.


GESTÃO DO QUADRO DO TRELLO

Assim como na primeira sprint, o quadro no Trello foi cuidadosamente configurado para refletir de forma clara e detalhada o progresso de cada tarefa. Essa organização permitiu à equipe manter um controle rigoroso sobre o andamento da sprint, garantindo que todas as atividades fossem monitoradas e gerenciadas com precisão.



PRODUCT INCREMENT DA SPRINT 2

Após três dias intensivos de desenvolvimento, a equipe concluiu e entregou com sucesso o Product Increment referente à segunda sprint. Este Product Increment reflete o resultado concreto do trabalho realizado durante essa fase, incorporando todas as funcionalidades e melhorias planejadas para a sprint. Como relatado anteriormente, o desenvolvimento ocorreu conforme o cronograma estabelecido, sem desvios significativos, garantindo que os objetivos da sprint fossem plenamente alcançados.

O projeto completo, com todas as suas funcionalidades e etapas, pode ser conferido no vídeo abaixo, proporcionando uma visão abrangente de como o sistema funciona na prática.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os resultados obtidos com o projeto foram extremamente satisfatórios. O BOT demonstrou um desempenho excepcional, cumprindo com precisão todas as tarefas especificadas nos requisitos funcionais estabelecidos. Ele executou suas funções de maneira eficiente e sem falhas, atendendo integralmente às expectativas definidas pela equipe de desenvolvimento.

A entrega de um BOT que atende perfeitamente às expectativas não apenas reflete a alta qualidade do trabalho realizado, mas também confirma a eficácia da solução implementada. Este resultado não só satisfaz as necessidades originais, mas também cria uma base robusta para futuras melhorias e expansões. Com uma solução sólida e confiável, o projeto estabelece as condições ideais para continuar a agregar valor e aumentar a eficiência das operações, garantindo que o sistema se mantenha relevante e eficaz à medida que as demandas evoluem.


Luan Pinheiro

Sou técnico em eletrônica formado pelo IFAM, bacharel em Engenharia de Software pela UFAM e pós-graduado em Desenvolvimento de Sistemas pela UNIBTA. Apaixonado por tecnologia e aprendizado contínuo, estou me aprofundando na área de automação, sempre buscando contribuir e evoluir profissionalmente.

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