Segunda Lista de Exercícios: Resolução

 

Segue abaixo a resolução detalhada da segunda lista de exercícios, que foi concluída nos dias 10, 11 e 12 de julho. Esta lista consistia em 14 questões focadas em vetores, cada uma cuidadosamente elaborada para aprimorar nossas habilidades de raciocínio e resolução de problemas.

Cada questão exigiu uma análise minuciosa e aplicação prática dos conceitos de vetores, desde operações básicas até questões mais complexas que envolviam múltiplas etapas de cálculo. A abordagem dessas questões nos proporcionou uma valiosa oportunidade de consolidar nosso entendimento teórico e aplicar esses conhecimentos em contextos práticos.

1. Faça um programa que lê 10 números inteiros do teclado e armazene em um vetor. Ao final imprima o vetor armazenado nos dois sentidos.

2. Ler um vetor de 10 elementos. Crie um segundo vetor, com todos os elementos na ordem inversa, ou seja, o último elemento passará a ser o primeiro, o penúltimo será o segundo e assim por diante. Imprima os dois vetores.

3. Ler um vetor de 10 elementos inteiros e positivos. Criar um segundo vetor da seguinte forma: os elementos de índice par receberão os respectivos elementos divididos por 2; os elementos de índice ímpar receberão os respectivos elementos multiplicados por 3. Imprima os dois vetores.


4. Ler um vetor com 10 nomes de pessoas, após pedir que o usuário digite um nome qualquer de pessoa. Escrever a mensagem “ACHEI”, se o nome estiver armazenado no vetor C ou “NÃO ACHEI” caso contrário.

5. Faça um programa que leia e monte dois vetores de números inteiros com 20 números cada. Depois de montados gere um terceiro vetor formado pela diferença dos dois vetores lidos, um quarto vetor formado pela soma dos dois vetores lidos e por último um quinto vetor formado pela multiplicação dos dois vetores lidos.

6. Utilizando vetores, crie um programa que organize uma quantidade qualquer de números inteiros fornecidos pelo usuário da seguinte forma: primeiro os números pares em ordem crescente e depois os números ímpares em ordem decrescente.


7. Dados dois vetores de tamanho N, faça uma função que diga se os mesmos possuem conteúdo igual.


8. Faça um programa que leia 100 números inteiros.Calcule e imprima a soma dos números pares e a soma dos números ímpares.


9. Faça um programa que leia um número inteiro positivo n e imprima n linhas na tela com o seguinte formato (exemplo se n = 4):
1
1 2
1 2 3
1 2 3 4


10. Escreva um programa que leia um número inteiro positivo n e em seguida imprima n linhas do chamado triângulo de Floyd. O exemplo abaixo mostra o triângulo de Floyd com 4 linhas.
1
2 3
4 5 6
7 8 9 10


11. Faça um programa que calcule N! (fatorial de N), sendo que o valor inteiro de N é fornecido pelo usuário. Sabe-se que:

N! = 1 * 2 * 3 * 4 * ... * (N – 1) * N; Exemplo: fatorial de 4 é 1 * 2 * 3 * 4 = 24.
0! = 1, por definição.


12. Dado um conjunto de números inteiros informados pelo usuário, construa um programa que calcule a média aritmética dos números pares. O valor de finalização será a entrada do número 0 e não entrará nos cálculos. Observe que nada impede que o usuário forneça quantos números ímpares quiser, com a ressalva de que eles não entrarão nos cálculos.


13. Uma loja utiliza o código “V” para transação à vista e “P” para transação à prazo. Faça um programa que receba o código e o valor das transações. Quando o código for diferente de “V” ou “P”, calcule e mostre:

a. O valor das compras à vista;
b. O valor das compras a prazo;
c. O valor total das compras efetuadas.


14. Construa um programa que permita fazer um levantamento do estoque de vinhos de uma adega, tendo como dados de entrada tipos de vinho, sendo: “T” para tinto, “B” para branco e “R” para rosê. Quando o tipo de vinho for diferente dos apresentados acima, mostre a porcentagem de cada tipo de vinho sobre o total geral de vinhos. A quantidade de vinhos é desconhecida.


A experiência acumulada com os desafios enfrentados nas listas de exercícios anteriores desempenhou um papel crucial na nossa capacidade de lidar com as questões desta lista. Além disso, o apoio contínuo dos nossos mentores, que estiveram sempre disponíveis para esclarecer dúvidas e oferecer orientações, foi essencial para nosso progresso e sucesso nesta etapa do aprendizado.

Essa combinação de desafios bem estruturados e suporte adequado não apenas reforçou nossa compreensão dos vetores, mas também aprimorou nossa confiança na resolução de problemas complexos, preparando-nos para desafios ainda maiores no futuro.




Antônio Nascimento

Estudante, atualmente cursando a graduação em ciência da computação, sempre demonstrou interesse por tecnologia e programação, o que o levou a escolher essa área dinâmica e em constante evolução.

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